domingo, 8 de junho de 2008

Escute o Lama

Olá!


Para os leitores da Super Interessante, ou simpatizantes da causa, aí vai um breve aviso sobre o que acontece no continente da olimpíada.
Como já sabemos, o Tibet vem sendo reprimido pela China constantemente, cerca de 50 anos. Os tibetanos vêm sendo afetados por graves problemas, como a inexistência da liberdade de expressão, de pensamento e a principal e mais importante, a religiosa. Desde que a China está no Tibet, os moradores tibetanos sofrem com a crise econômica do país, a falta de serviços de saúde e de educação. O que vem sendo a saída de milhares de tibetanos é fuga do Tibet, arriscando a vida para tentar melhorar as suas condições de bem estar na Índia.

Os dalai lamas vêm ao longo dos anos, buscando a democracia para o povo tibetano, sempre pregando a luta pacífica, a não violência.
Para o Tibet encontrar a sua democracia, precisa mais do que nunca a conscientização de todos do mundo, pois este não é um problema de apenas um grupo de pessoas, mas de toda a humanidade. A libertação do Tibet significa muito para o seu povo, a liberdade de expressão, religiosa e cultural é muito mais importante do que a política. Se o governo chinês tratar o povo bem e garantir a autonomia no que o Tibet quer, o povo encontrará a sua felicidade.

Informação retirada da Super Interessante de junho, da entrevista com o lama Samdhong Rinpoche.
Leia, escute o que ele tem a dizer, e não saboteis a olimpíada. A felicidade do povo chinês é importante. (palavras do lama)

Um ótimo domingo, sorrisos =)

Nenhum comentário: